quarta-feira, 26 de junho de 2013

5 conceitos musicais errados

nesta mensagem vou falar sobre alguns conceitos sobre música e corrigi-los. isto não é um top, é apenas uma entrada aleatória de cada um dos conceitos.

5- rock é tudo o que tenha toques de guitarra/baixo fortes e batidas rápidas de bateria
este é um conceito de que muitas pessoas acreditam. o rock já existe há muito tempo, e existem vários artistas que usam esse género como os beatles, doors, elvis presley e abba. naquela altura não existiam instrumentos com tão boa acústica como nos anos 80 para cima. mas usavam guitarra na mesma e alguns já usavam a bateria. também existe o baixo que era um instrumento parecido com a guitarra, só que com 4 cordas. o rock e os seus subgéneros têm sempre um vocalista e os instrumentos já referidos. e na verdade a maioria das bandas que usa batidas e toques fortes de guitarra e bateria estão dentro do metal, que é tipo uma evolução do rock, como iron maiden, cannibal corpse e acrassicauda. 

4-skrillex e david guetta são músicos de rock
esta é usada por muitos colegas lá na minha escola, mas também podem haver mais pessoas a pensar assim. eu também pensava que eles eram músicos de rock. o que eles na verdade fazem é o uso do dubstep, que é um género de música que é produzida a partir do computador, de modo a que saia de lá o som que eles quiserem. na verdade, o skrillex sabe tocar guitarra e já foi guitarrista na banda dos from first to last, mas na sua carreira a solo, ele dedica-se à música eléctrica.

3-o pop e o rap são géneros recentes
o pop e o rap são géneros muito ouvidos hoje em dia, que passam nas rádios sem parar. mas na verdade, o pop é um género musical muito antigo, que nasceu em 1926, porém foi mudando de nome. cantores como michael jackson (nomeado rei do pop)  e a cher (nomada de deusa do pop) já cantam desde o início dos anos 60. recentemente é que começaram a a existir mais subgéneros do pop, como pop rock, pop metal e teen pop. o rap já existe desde os anos 70, sendo praticado mais tarde entre cantores como easy-e, coolio e snoop lion. 

2-raparigas não têm jeito para o estilo pesado

um preconceito também muito conhecido. há pessoas que dizem que como as mulheres são mais calmas que os homens não têm jeito para o género de música forte. mas isso é o que os fãs desse estilo deixam de comentar após conhecer os guano apes e a sua vocalista, sandra nasić, que como já aqui foi dito, é capaz de estender a sua voz até um tom poderoso. depois temos uma outra cantora, a avril lavigne que teve influências de system of a down e nirvana, daí o seu género musical. tem várias guitarras em casa. também há a courtney love (a da imagem acima), a viúva de kurt cobain, o ex-vocalista dos nirvana, com género de grunge e rock. a banda com a música mais pesada que já ouvi até agora é só com garotas. chama-se blair witch. há mais deste género, como podem ver neste vídeo:

isto mostra que o conceito de que as mulheres não são pessoas 'da pesada' está redondamente errado.

1- rock e derivados é o único estilo de música bom

isto é o que muitos dizem. várias pessoas começam a dar menos importância a outros estilos como jazz, r&b, fado e música popular de cada país. com isso, várias pessoas começam a achar os estilos roqueiros os únicos de jeito. isso também é à vontade de freguês. como já disse, o rock fez sempre muito sucesso, mas ainda existem artistas que já morreram literalmente, mas que continuam a ser recordados, como louis armstrong ou a amália rodrigues. eu gosto de todo o tipo de música, toda a gente deve experimentar um pouco de tudo, até porque música repetitiva acaba por enjoar (tal como foi comigo com o psy e com os billy talent).

Sem comentários:

Enviar um comentário