segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
Guilhermina Suggia
Nome: Guilhermina Augusta Xavier de Medin Suggia
País: Portugal
Género: Música Clássica
Tempo em atividade: ?-1949
Descrição: Guilhermina Augusta Xavier de Medin Suggia (27 de Junho de 1885-30 de Julho de 1950) foi uma violoncelista portuguesa, nascida em São Nicolau, no Porto. Filha de Augusto Jorge de Medin Suggia, de ascendência italiana e de Elisa Augusta Xavier, Guilhermina nasceu no berço de uma família muito ligada às artes musicais até porque o seu pai foi violoncelista no Teatro Nacional de São Carlos e professor de música. Guilhermina começou a estudar música quando tinha apenas 5 anos de idade, tendo o seu pai como o seu primeiro professor. A sua primeira aparição em diante do público foi aos 7 anos de idade, em Matosinhos.
A sua irmã Virgínia tocava piano e ambas eram convidadas para atuar no seio cultural portuense. Com apenas 13 anos, Guilhermina era a violoncelista principal da Orquestra da Cidade do Porto. Em 1898, o seu pai conseguiu que ela pudesse ter aulas com o famoso violoncelista Pau Casals, que, no Verão desse mesmo ano, tinha uma atuação agendada para o casino de Espinho. Durante várias semanas, Guilhermina e o seu pai faziam cerca de 16 quilómetros de comboio que separam o Porto de Espinho. Em Março de 1901, as duas irmãs atuaram no Palácio Real de Lisboa.
Guilhermina faleceu em casa a 30 de Julho de 1950, devido a um cancro, que quando foi detetado, já não poderia ser removido.
De acordo com as fontes que li, a sua discografia não tem nomes próprios, sendo então definida pelo seu conteúdo e história. No caso de estar errado, avisem-me assim que puderem.
Discografia:
Em vinil:
Coleção de peças de Jean Baptiste Senaillé e David Popper (1924)
Um concerto de Haydn, uma sonata de Sammartini, uma Suíte de Bach e uma Elegia de Fauré, com um orquestra não especificada dirigida por John Barbirolli (1928)
Uma gravação do concerto de Lalo com a Orquestra Sinfónica de Lisboa dirigida por Pedro de Freitas Branco (1946)
Álbuns de compilação:
Guilhermina Suggia plays Haydn, Max Bruch & Lalo (2004)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Também não foi bem assim.
ResponderEliminar